Proteja suas instalações solares: Corrente Contínua

Proteja suas instalações solares: Corrente Contínua

Por trabalhar com altas tensões de corrente contínua (CC), é necessário que a instalação solar tenha proteções. Neste post falaremos sobre a chave seccionadora ou disjuntor CC e também sobre o Dispositivo de Proteção contra surto(DPS) CC. Os dois componentes fazem parte da string box de corrente contínua, que é uma caixa em que reúne esses dois componentes para atuar na proteção do lado CC.

Chave seccionadora

O QUE É?

São um interruptor que desativa uma quantia considerável de energia. Um interruptor de lâmpadas, por exemplo, consegue interromper um número máximo de corrente de 10A, corrente alternada.

As chaves seccionadoras são interruptores que suporta correntes maiores e um mecanismo eletromecânico mais arrojado, que trabalha com esse tipo de corrente.

FUNÇÃO

É interromper a energia na entrada do inversor de um conjunto de painéis.

PARA QUE SERVE?

Quando há a necessidade de manutenção ou desconexão NO INVERSOR, é necessário que interrompa a ligação, o caminho que a energia é gerada pelos painéis é desconectada.

Quando os painéis são desconectados nos conectores de entrada dos inversores sem o uso da chave, surge um arco elétrico, já que a corrente CC dos painéis que estão sendo desconectados em uma string (ou fileira) tentarão manter a conexão, surgindo assim o arco. Isso geralmente acontece quando há uma alta tensão CC, ou seja, quando há uma quantidade considerável de painéis conectados.

Nos micro inversores, choques por arcos elétricos não acontecem porque os painéis são conectados individualmente e não em uma string, e é por isso que as concessionárias não exigem proteções CC em microinversores.

DURANTE O PROCESSO DE INSTALAÇÃO É IMPORTANTE LEMBRAR!!

Os instaladores conectam módulos fotovoltaicos que geralmente possuem uma tensão de saída de 30V até 60V.

Embora a tensão de um único módulo fotovoltaico possa ser segura (o que acontece com a ligação dos micro inversores), a conexão de vários desses módulos em série em uma fileira cria uma alta tensão, que pode ser perigosa para os instaladores, inclusive durante a instalação, uma vez que os módulos estão conectados em uma fileira, a tensão pode atingir 1200Vcc ou até 1500Vcc. Depois de conectar as fileiras a um inversor, o sistema fotovoltaico irá operar com essas altas tensões. Desligar o disjuntor CC da string box CC desligará o inversor e romperá o fornecimento da corrente CC ao inversor, mas não desligará a tensão CC dos painéis que permanecerá alta durante a luz do dia. Se os painéis forem desligados em algum ponto entre eles, pode surgir o arco elétrico, portanto, apesar do conector MC4 ter um alongamento no terminal que protege do arco, é necessário que a equipe da instaladora tenha cuidado para não tocar próximo a extremidade do conector MC4.

Dispositivo de proteção contra surto CC

O QUE É?

É um equipamento de proteção elétrica essencial nas instalações elétricas. É um dispositivo ligado entre o pólos (positivo e negativo) que vem dos painéis, e o aterramento de proteção.

FUNÇÃO

Desviar o surto para o terra. Muitas vezes os surtos das descargas elétricas não acontecem no local da instalação do sistema fotovoltaico, mas nas proximidades, criando um surto eletromagnético que pode atingir o sistema fotovoltaico com uma sobretensão acima do permitido pelo sistema, caso este não tenha em sua instalação um DPS CC.

PARA QUE SERVE?

A sobretensão é a grande responsável pela maioria dos danos causados aos equipamentos eletrônicos. Quando um equipamento é submetido a uma tensão maior que a sua tensão de suportabilidade por um intervalo de tempo considerável, pode haver um rompimento em sua isolação levando-o a queima e a danos irreparáveis.

LIGAÇÃO DE UM DPS CC

Conforme figura abaixo, (pode pegar um exemplo dado pela pro auto) o DPS CC é ligado em paralelo com os pólos negativo e positivo. Em situações normais o DPS se comporta como um circuito aberto, sendo praticamente invisível na instalação. Quando um surto de tensão é presenciado na instalação o DPS torna-se um circuito fechado desviando a corrente do condutor com sobretensão para o aterramento, diminuindo a tensão percebida pelos outros equipamentos conectados ao circuito.

String Box com DPS

PROTEJA SUA INSTALAÇÃO!!!

STRING BOX – SB-1E/2E-1S-1000 CC                                       

 

STRING BOX – SB-3E-3S-1000 CC

String Box

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Atendimento WhatsApp
Olá! Como podemos te ajudar?