O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Materiais, realizou, na manhã desta segunda-feira,1, no auditório Carmem Sinott, a aula inaugural referente ao primeiro curso de Preparador e Programador de Máquinas Injetoras.
A atividade acontece em parceria com a Hot Sat e o IFPI, com objetivo de desenvolver, junto aos colaboradores da empresa e estudantes do instituto, competências específicas sobre os processos de produção de peças plásticas e injeção, no contexto industrial.
A aula contou com a presença da pró-reitora de Administração, Larissa Castro, na oportunidade representando o reitor Paulo Borges. Ao abrir a solenidade, ressaltou a importância do curso para atender às demandas do mercado e inserir os alunos no mundo do trabalho.
Em nome do diretor geral, Paulo de Tarso Vilarinho, o diretor de Ensino, professor Franciéric Alves, agradeceu a confiança e parceria. “O Campus Teresina Central está à disposição para este e outros desafios.”
O professor Gilvan Moreira, coordenador do Programa, agradeceu a confiança que a Hot Sat deposita no Instituto e lembrou que em 2022 o IFPI e o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) realizaram o workshop com o tema Parceria IFPI/CIEPI: Ciência, Indústria e Inovação. “Foi a primeira atividade do protocolo de intenções visando à cooperação recíproca em atividades de extensão, pesquisa e inovação, o que resultou no acordo de parceria entre a Hot Sat e IFPI, com o objetivo de promover a cooperação técnica e científica entre os parceiros para desenvolver o Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).”
Raimundo Nonato Albuquerque, fundador da Hot Sat, parabenizou a todos os profissionais que promovem o ensino de qualidade no IFPI. O diretor executivo, Albuquerque Jr. revelou a atividade como um desafio. “Mas com boa vontade, o conhecimento se faz.”
Para José Luís Araújo, gerente industrial da Hot Sat, a empresa não caminha sozinha, precisa de estudantes para transformar os profissionais futuros. Rafael Rocha, especialista em projetos de transformação de plástico, ressaltou que esse processo já impulsionou grandes indústrias. “A nossa política é buscar parcerias, inovação e novos métodos para compor o ensino-aprendizagem”, completou o diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Teresina Central, professor Renato Sérgio Costa.
Sobre o curso
Será realizado de forma presencial, no Laboratório de Injeção Plástica IFPI & Hot Sat, localizado no prédio A do Campus Teresina Central.
Contará com a participação de oito colaboradores da empresa e mais quatro alunos de cursos técnicos do IFPI. A carga horária é de 80 horas, nos turnos amanhã e tarde.
Fonte: ifpi.edu.br